sexta-feira, 31 de maio de 2013

Coisas que todo homem deve saber - Afiar facas

Hoje vou estrear uma nova área aqui no blog:
- COISAS QUE TODO HOMEM DEVE SABER

O nome é auto-explicativo. Toda semana trarei um tutorial de algo que todo homem deveria saber, mas não sabe por que a sociedade trata isso como "machista" ou "retrógrado"

O assunto de hoje é AFIAR FACAS

Antigamente todo homem andava com a sua lâmina, tanto por questão de sobrevivência, quanto de proteção. Além de trazer segurança, garantir a comida e facilitar a vida do homem trabalhador, também são ótimos itens da moda ogro lifestyle e algumas são lindas peças que deixam todos aqueles que tem bolas e alta produção de testosterona loucos para ter uma.

O tutorial foi retirado do blog SOBREVIVENCIALISMO (assunto que terá posts no futuro aqui no blog também)

Atendendo a uma sugestão vou apresentar um método muito eficaz de afiar qualquer tipo de lâmina, desde um canivete até uma machadinha.
Assim como há vários métodos de afiar facas, há também diversos materiais para isso, mais aqui eu irei recomendar dois. O primeiro dos materiais e o mais importante é a pedra. Ela não é tão cara e pode ser achada com muita facilidade. Prefira a pedra que possui duas camadas, uma mais grossa e uma mais fina. O lado mais grosso serve para amolar facas que estão cegas ou quase sem corte. O lado mais fino é para melhorar o fio.
Agora vou mostrar um dos inúmeros métodos para afiar,  que eu e meus amigos usamos. Para começar, posicione a faca em um ângulo de 15 graus com pedra e faça movimentos circulares passando todo fio por toda a pedra. Repita essa operação nas duas faces da lâmina.

Para testar se o fio esta bom pegue um pedaço de papel e faça um corte com a faca. Se o papel cortar sem rasgar está bom, se não, repita a operação.
Outro método é mais simples e também muito eficaz. Posicione a lâmina da faca na parte inferior da pedra em um ângulo de 15 graus e com um movimento das mãos suba a lâmina. Faça isso com as duas faces da faca, depois teste no papel.
Outro aparelho para se amolar é este abaixo. Requer um pouco de atenção no seu uso, pois por ser simples pode ser perigoso. Para usar basta seguir o exemplo da imagem abaixo.
Repare que a faca fica parada e apoiada na borda da mesa enquanto você passa o afiador nele. O perigo desse aparelho é de você usar ao contrário, ou seja, passar a faca no afiador parado em sua mão. O vendedor que eu comprei esse aparelho me relatou um caso em que o usuário cortou todo o antebraço depois que a faca passou pelo afiador muito rápido e saiu de seu controle. Então cuidado ao manusear sua faca.

Detalhe final:

Para ambos dos métodos utilizados procure ao final finalizar esfregando a lâmina da faca em uma tira de couro ou uma lixa fina. Isso evita que o fio fique com a chamada barbinha, que é como se a lâmina estivesse serrilhada.
UPDATE
De acordo com nossos leitores, prefira couro de raspa besuntado de pasta de polimento de granulação alta, e passe no sentido inverso do fio (do fio para as costas e não no sentido de corte) caso contrario a tendência é cegar a lâmina e não afiá-la.
É isso ai pessoal, qualquer duvida comente e faça sua pergunta.

4 comentários:

Obrigado pelo texto, mas também pela excelente idéia de desenvolver temas práticos para o público masculino. Fico aguardando os próximos da série.

excelente,precisamos de textos assim no universo dos homens, q é tao exculachado e demonizado....

Temos que volta a viver ao modo de vida tradicional e rústico do passado novamente e manda essa sociedade modernete e afeminada de merda a puta que pariu.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário para debatermos o assunto...