sábado, 8 de fevereiro de 2014

A pirâmide de Maslow

    Muito falo aqui no blog sobre o foco e a necessidade de se pensar para ter uma vida plena e com o mínimo de preocupações possível. Hoje explicarei através da Piramide de Maslow.

Primeiramente, o que é a Pirâmide de Maslow? 



    "A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.
    Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.
  • necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
  • necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
  • necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
  • necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
  • necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).
    É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais"."

Mas Tyler, o que essa pirâmide pode me dizer sobre a vida?

    TUDO! eu te respondo. Lembra dos posts Porque você ainda é um bosta? Pois bem, quem prestou atenção neles notou que para se ter uma vida plena, necessitamos de organização e foco. E como construímos um prédio? Começamos pelo topo e vamos descendo? NÃO! a base é o mais importante, é ela que sustenta TUDO que estiver acima, e deve estar sempre forte para que os andares de cima se mantenham sem nenhum tipo de colapso. Uma vez que a base apodrece, a arvore toda cai, não importa o seu tamanho.


    O que vemos no Brasil, é justamente o contrário. Pessoas pobres se preocupam em comprar uma calça pra filha, que é "mais de 300 reais", do que suprir as suas necessidades básicas. Eu pessoalmente já conheci pessoas que moravam na beira do valão e tinham IPhone, enquanto eu. no auge da minha classe média, só agora comecei a me aventurar no mundo dos Smartphones,

    Sou um cara que quer fazer muitas coisas. Aprender a tocar violão, continuar meus treinos de jiu jitsu, aprender a atirar, e por ai vai.... e por muitas vezes eu ficava chateado por não ter condições financeiras de fazer tudo isso. Com o tempo, a hierarquia de necessidades foi entrando na minha cabeça e percebi que de NADA ADIANTA eu saber tocar violão, se eu não tenho as minhas necessidades básicas plenamente sanadas. Posso fazer um esforço monstruoso e pagar aulas de violão, mas vai chegar uma hora que o feijão vai acabar e eu terei que parar as aulas para suprir o básico, me entendem? 

          Como escalar a pirâmide com segurança?

    A pirâmide deve ser escalada baixo para cima, do mais básico para o mais supérfluo. O conceito é muito simples, mas garanto que muita gente nunca parou pra pensar nele. Faça uma lista de tudo que você quer alcançar ou ter, e divida tudo isso em ordem de necessidade. A partir disso, tente alcançar o mais básico e vá subindo. NÃO SE PREOCUPE EM COMPRAR UMA LAMBORGHINI SEM ANTES TER O DINHEIRO PRA GASOLINA, isso fará com que pare de perder tempo se martirizando e ainda ajuda a manter o foco.

    Acredito que o essencial foi dito aqui. O post é pequeno, não adianta eu citar mil exemplos, todos irão voltar para o mesmo conceito básico. Agora cabe a cada um analisar a pirâmide e colocar a sua vida nela, avaliando e reestruturando o que for necessário.

Abraços,
MrTyler

5 comentários:

Muito interessante, você teria mais material com essa proposta/intenção/tema ?

adorei o post, muito bom .. sempre que der vou visitar o blog , abraço !

Obrigado Mister Tyler, meu pai deveria ter aprendido com o senhor.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário para debatermos o assunto...