domingo, 9 de dezembro de 2012

Dicas para falar bem em público



  Hoje em dia temos visto um aumento considerável no quesito falta de traquejo/cultura do povo. Levando isso em conta, podemos notar que as pessoas estão "definhando" culturalmente e intelectualmente. A parte ruim disso, é que pessoas não sabem mais se portar e não dão importância à coisas ESSENCIAIS.
   Vejo nas escolas e faculdades, marmanjos CRIADOS cometendo erros de criança, como não saber falar em público, ter vergonha de apresentar trabalhos e passando vergonha pois não dominam determinado assunto a ser debatido. Se você age assim e não tem menos de 14 anos, sinto lhe dizer, mas você é um merda.

Qual a importância de falar bem?

   Ora, é ELEMENTAR saber se comunicar com facilidade nos dias de hoje. Vivemos em um mundo onde 99% da população não gosta de adquirir conhecimentos e só "vive por viver". Quando se busca por conhecimentos novos, a nossa visão e percepção do mundo muda, nos tornando mais inteligentes e preparados. 
   É claro que se você for uma mula e não usar o cérebro isso vai se refletir no teu modo de agir e interagir com os outros, pense bem:
Você não tem o mínimo de cultura, não conhece porra nenhuma, como vai querer falar bem?
Tudo isso que "falta em você" se reflete no teu jeito de ser e agir. Se você é um bosta, vai agir como bosta.
´Você pode ter até boas ideias, mas se não souber se expressar ninguém vai te ouvir


   Agora, se você for culto, tem domínio dos assuntos e sabe se expressar, vai ser visto como alguém diferente, intrigante e interessante. As pessoas gostam de conversar com quem tem o domínio do assunto e da situação, e isso tudo aliado à uma boa capacidade argumentativa, vai fazer você vender livros pra cegos.

   Eu sempre gosto de pensar da seguinte maneira:
   -Qual conduta vai me fazer alcançar os meus objetivos mais rápido?
Resposta: Nesse caso, e na vida, não saber liderar uma conversa significa mais do que a morte pra você. Imagine você numa entrevista de emprego, ou negociando algo com seus clientes/fornecedores. Você TEM que saber conversar, senão vai se fuder.

"Se você não souber liderar, não alcançará nada na vida"


Dicas

Domine o assunto
   Nada melhor do que dominar o assunto a ser falado. No caso de apresentações na escola/faculdade, isso irá te ajudar muito a se destacar entre os que "só leem o PowerPoint". Aliás, se você "só lê o PowerPoint" quando vai apresentar algum trabalho, se mata vai, não há nada mais ridículo.
   Quando se domina o assunto, você consegue se expressar melhor e seguir uma linha de raciocínio que te ajuda na hora da apresentação/conversa. Além disso, caso alguém pergunte algo, o domínio vai te fazer responder de maneira correta e segura.
   Portanto, DOMINE O ASSUNTO e dominará o público, pois quem domina tem a liberdade de CONDUZIR.

Fale alto!
   Falar alto denota segurança e vontade de estar ali. Um tom de voz grave e alto tem efeito devastador sobre o público. Por isso, fale alto.

Português correto, sempre

   Dominar a língua que está sendo falada é essencial. Evite todo tipo de gíria e cacofonias* e fale que nem gente, pois um português bem falado denota segurança, domínio da língua e indica alto nível de cultura.
   Ás vezes nós não notamos quando falamos gírias de mais ou damos aquelas pausas chatas (que geralmente são seguidas de um "ééééé" ou "hmmmm"), uma dica interessante é gravar suas conversas com amigos, e depois escutar com calma, identificando seus erros linguísticos, cacofonias, pausas exageradas e etc.

Cacofonia: É quando, numa frase, sai um som estranho quando falamos o fim de uma palavra com o início da proxima. Por exemplo:
-Eu beijei a boca dela (cadela).
-Ela te tinha contado sobre isso ontem (tetinha).

Entenderam?

Fale pausadamente

   Outro erro que cometemos sem notar é o de falar rápido demais. Ás vezes quando estamos com vergonha/medo falamos rápido para "terminar logo" com aquilo. Mas não há nada mais feio que uma metralhadora de palavras, por isso, cadencie a sua fala de modo a deixá-la bem mais lenta. 
   Com isso, conseguimos "prender" o ouvinte e gerar mais tensão nos pontos cruciais da fala. Notamos o uso disso quando ouvimos alguém contar histórias para nós, pois assim percebemos que as partes mais tensas e reveladoras são contadas de modo mais devagar.

Gesticule 


   O uso de gestos (moderadamente) ajuda muito na hora de prender o ouvinte, pois assim conseguimos nos expressar melhor e mexer com o imaginário dele. No caso de apresentações, é sempre bom mostrar o produto/trabalho enquanto se explica para deixá-lo mais completo e interativo.

Olho no olho

   Quando se está falando, o contato visual é EXTREMAMENTE importante, pois denota segurança. Um olhar confiante tem efeito devastador.
   Minha dica aqui é olhar DENTRO do olho do ouvinte, como se tivesse tentando hipnotizá-lo (claro, sem exageros para não parecer um otário), um olhar firme e viril já basta. Com mulheres, mantenha o contato visual, isso atrai e evita que ela te pegue olhando para outras partes dela (camuflando assim seu interesse por ela)

Interação sempre 

   SEMPRE interaja com o ouvinte. Se você o fizer sentir como se fosse parte da história, ganhará muitos pontos. Além disso, isso faz com que você evite de ficar falando 100% do tempo e ajuda a criar ganchos* para continuar a interação.

Ganchos: É quando você usa a fala do ouvinte para continuar a conversa e evitar ficar sem assunto.
Exemplo: A pessoa diz "eu gosto de laranja"
   Aqui você tem 3 opções
Você pode:
-Dizer algo que você "gosta" também
-Dizer algo sobre "você"
-Dizer algo sobre "laranja"

Entenderam?


Use o toque quando necessário

   Essa tática pode ser usada com homens e mulheres, mas é mais eficiente com elas, lógico. Use do toque para criar conexão ou demonstrar algo que tenha a ver com a fala.

Exemplo: Você está conversando com uma mulher sobre sentimentos/sensações boas.
A partir disso você pode tocar ela de modo que ela sinto o que você acabou de explicar
ou
amplificar esse sentimento através da fala e tom de voz adequando

Conclusão

   Deste modo, mostrei para vocês que há MUITO mais na fala do que se pode imaginar e que devemos dar sim valor ao modo como falamos. Lembre-se de que usando essas dicas, você irá agregar conhecimento e vai saber dominar uma conversa. Não preciso ficar aqui dizendo os benefícios de saber isso, pois todos já sabem.


Um abraço
Tyler Durden

1 comentários:

Valeu pela resposta lá no fórum confrade.
Abraço.

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